sábado, 4 de agosto de 2007

A Dança do Siri vai longe...


"Mais uma vez estamos na revista VEJA. É a terceira vez no ano que fomos reportagem na parte de TV. A primeira foi com o título "SER OU NÂO SER", a segunda com a reportagem "GUGU VIROU SIRI" e agora um especial sobre "A DANÇA DO SIRI". " (Vesgo, Pânico na Tv)

_________
.

O siri e o mico
.
Como uma dança criada pela turma do Pânico virou uma chateação para a Globo
.
No último domingo, a seleção brasileira de basquete masculino comemorou o ouro nos Jogos Pan-Americanos com uma coreografia: os atletas moviam-se de lado, abrindo e fechando as mãos. No ar, ao vivo na Rede Globo, o locutor Galvão Bueno sabia do que se tratava: "É a dança do siri". A dança foi uma invenção da dupla Repórter Vesgo e Ceará, do humorístico Pânico, exibido pela Rede TV!. Toda celebridade assediada por eles – e eles vivem de assediar celebridades – é convidada a repetir os tais passinhos. A lista inclui Silvio Santos e Gugu Liberato, do SBT. Mais recentemente, o apresentador Fausto Silva foi intimado a executá-la à saída do estúdio onde gravava seu programa na Globo – e até tentou requebrar o quadrilzão. O Pânico atacou de novo num evento no Rio de Janeiro, na semana passada. As vítimas foram um diretor da Globo, Boninho, que caiu na dança, e o governador Sérgio Cabral, que se safou desse mico. A televisão brasileira sempre foi pródiga em criar bordões ou gags que se espalham como um vírus entre os telespectadores. A novidade é que o pessoal do Pânico, adepto da anarquia, usa outras emissoras, e não apenas a Rede TV!, para propagar a dança do siri. A Globo tem sido o alvo preferencial, naturalmente. E já não está gostando muito da brincadeira.

.
A manifestação no Pan não chegou a causar stress na Globo, até porque partiu dos atletas (o que não livrará Galvão Bueno de se tornar o próximo alvo dos humoristas). Mas a dança do siri vira uma chateação quando o alvo são suas transmissões jornalísticas. Em junho, durante uma matéria ao vivo do Jornal Nacional num shopping center carioca, um grupo de jovens encenou seus movimentos atrás de um repórter. A interferência foi de tal ordem que nem a apresentadora Sandra Annenberg conteve o riso. O episódio atualmente é um hit no site de vídeos YouTube. Lá se pode ver também uma espécie de making of que mostra os três rapazes arquitetando o golpe. Mais tarde, eles foram entrevistados no Pânico e ganharam camisetas de brinde. O líder do programa, Emílio Surita, anunciou então que outras pessoas que divulgassem a dança do siri receberiam o mesmo tratamento.
.
Por ora, a Globo está levando a provocação na esportiva. Nos bastidores, contudo, não se descarta nem mesmo um processo contra o Pânico, caso a piada cause transtornos mais sérios às entradas ao vivo em seus telejornais (são cerca de quinze por dia). Lidar com engraçadinhos que acenam por trás dos repórteres sempre fez parte do jogo. A onda da dança do siri, contudo, deixou seus cinegrafistas à beira de um ataque de nervos. No momento, eles evitam ao máximo tomadas com fundo amplo em locais públicos. "Nossa tensão agora é redobrada", diz um deles.
.
.

Nenhum comentário: